domingo, 13 de janeiro de 2008

Entreatos e os bastidores do poder


O documentário 'Entreatos' do João Moreira Salles é imperdível para todos que gostam de política e história.

No início da fita o diretor explica que de todas as imagens gravadas no período final da campanha do então candidato Luis Inácio Lula da Silva, as que se revelaram mais interassantes do ponto de vista documentarístico eram justamente aquelas normalmente não reveladas, os bastidores, os descansos e preparativos entrecortados às aparições públicas do personagem.

A partir destes registros duas dimensões se revelam interessantes à análise.

A primeira é de desvelamento da dinâmica do processo político a partir da ação do grupo protagonista na corrida eleitoral e que almeja o futuro exercício do poder. Sem desmerecer a personalidade e o papel de nosso querido presidente, a verdade é que o poder não é exercido por um indivíduo, senão por um grupo coordenado de pessoas. Esse grupo coordenador da campanha, que é de fato uma federação de outros grupos e interesses, age como em uma gincana, cujo prêmio, sabemos, é a faixa presidencial.

Além disso, o documetário é muito feliz ao revelar sutis passagens em que José Dirceu, Antônio Palocci, Duda Mendonça, Guchiquem e outros aparecem sem as máscaras das públicas aparições. Figuram retratados no contexto do papel que cada um desempenhava na equipe de campanha. Falas, olhares e gestos são reveladores da personalidade de cada qual.

Tudo bem, não nos esqueçamos do filtro que se estabelece nas autorizações para filmagens, nas cautelas dos retratados e no olhar do diretor. Mas ainda assim estão em evidência as pessoas. Algumas de extraordinário talento e capacidade.

Os desdobramentos sabemos: Lula é eleito e reeleito. Neste íterim enfrenta a crise do mensalão e do caixa dois de campanha. Aquela equipe de 2002 evapora. Mas novas políticas públicas e novos personagens terão entrado para sempre no cenário político nacional. Sob tal perspectiva o contributo histórico destas cenas é grandioso. Estou certo que seu novo e verdadeiro valor ainda se revelará daqui a algumas décadas. Só então saberemos se terá sido este um dos pontos de inflexão da história brasileira.

Por enquanto João Moreira Salles nos brinda com este prazer voyeur, tão em voga nestes tempos do deprimente Big-Brother global, de nos deliciamos com alguns olhares sobre aquela fantástica e decisiva ante-sala do poder.

Nenhum comentário: